O que você acha da ideia de ter um chimpanzé como seu prescritor de remédios?
- Suyane Azevedo
- 23 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Bem, é quase isso, só que de forma indireta.
O caso é que de acordo com cientistas, chimpanzés selvagens comem plantas que têm propriedades analgésicas e antibacterianas para se curarem.
Pesquisadora Freymann, conta que observou um determinado chimpanzé - um macho - que tinha um grave ferimento em uma das mãos.
Ele não estava usando a mão para andar, estava mancando”, ela lembrou.
Enquanto o restante do grupo estava sentado comendo, o chimpanzé ferido saiu mancando em busca de samambaias. “Ele foi o único chimpanzé a procurar e comer essas samambaias.”
Os pesquisadores coletaram e analisaram a samambaia — uma planta chamada Christella parasitica, que revelou ter potentes propriedades anti-inflamatórias.
No total, os pesquisadores coletaram 17 amostras de 13 espécies de plantas diferentes e as enviaram para serem testadas por Fabien Schultz, da Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg, na Alemanha.
Os testes revelaram que quase 90% das amostras inibiram o crescimento bacteriano e um terço tinha propriedades anti-inflamatórias naturais, o que significa que as plantas poderiam reduzir a dor e desenvolver o processo de cura.
Todos os chimpanzés feridos e doentes relatados no estudo se recuperaram totalmente, informou Freymann. “O indivíduo que comeu samambaias voltou a usar a mão ferida nos dias seguintes”, explicou ela.
“É claro que não podemos provar 100% que algum desses casos tenha sido resultado direto da ingestão desses elementos”, disse ela à BBC News.
“Mas a pesquisa revela o conhecimento medicinal que pode ser obtido com a observação de outras espécies na natureza e ressalta a necessidade urgente de preservar essas 'farmácias florestais' para as gerações futuras.”

Fonte: bbc.com




Comentários