Como usar o ritmo cicardiano para otimizar estudos e produtividade
- Suyane Azevedo
- 27 de jan.
- 3 min de leitura
Descubra a importância do ritmo cicardiano, também chamado ciclo cicardiano e como você pode se beneficiar dele para melhorar seu desempenho nos estudos e produtividade pessoal.
Cicardiano vem do latim circa, que significa, ao redor, aproximadamente e dian ou dies, dia. Que corresponde a expressão cerca de um dia. O ciclo cicardiano dura aproximadamente 24h.
Mas vale entender que também existem outros tipos de ciclos chamados, ultradianos, que duram menos de 24h, como os batimentos cardíacos, respiração, a concentração e produtividade que dura em torno de 90 a 120 min, por isso a importância da pausa para recuperação. Não adianta ficar estudando por longas horas do dia sem parar. E ciclos infradianos, de longa duração, mais de 24h , como ciclo menstrual, renovação celular, entre outros.
O mais comum e importante para realmente entender seu funcionamento é o cicardiano, e a melhor definição que encontrei é que ele é a representação biológica interna de um dia.
Como que o intestino, ou estômago, por exemplo, sabem que é noite?
Nosso ritmo cicardiano é regido por um relógio-mestre localizado no cérebro, mais especificamente, no núcleo supraquiasmático (NSQ), dentro do hipotálamo.
E cada célula do corpo, por sua vez, tem seu próprio relógio, chamados relógios periféricos, que seguem o ritmo do relógio-mestre.
O relógio-mestre age um pouco como o maestro de uma orquestra, produzindo uma batida temporal regular, a partir da qual todas as bilhões de células do corpo, em todos os sistemas de órgão do corpo, coordenam esta atividade rítmica e a alinham à rotação da Terra de 24h.
O ritmo cicardiano tem média de 24h e 11min, por isso é preciso acertar diariamente os ponteiros do nosso relógio-mestre, de modo que fiquem em sincronia com as 24h do dia.
A luz é o principal sinalizador para o nosso relógio interno. Quando a luz do sol atinge nossos olhos, ela envia uma mensagem ao cérebro, indicando que é dia. Em resposta, o cérebro reduz a produção de melatonina, o hormônio do sono, e aumenta a produção de cortisol, o hormônio do despertar. À noite, na ausência de luz, a produção de melatonina aumenta, preparando nosso corpo para o sono.
A melatonina é um hormônio produzido na glândula pineal, e tem seu pico de produção em torno das 7h e 8h da noite, essa melatonina circulante no organismo que é responsável por "informar" ao organismo que é noite, e sua redução, informa que é dia.
Viver fora de sincronia, pode trazer sérias consequências, como obesidade, diabetes, depressão, problemas cardíacos, e muitos outros.
Esse "relógio biológico" foi descoberto por um astrônomo, ao observar uma planta chamada mimosa ou dormideira.
Ele viu as folhas da planta mimosa abrirem e fecharem sob condições constantes, ou seja, não só a luz que ditava esses ritmos, mas algo dentro dela.
A principal dica para sincronizar esse o ciclo cicardiano é manter um horário regular de sono, dormir e acordar sempre nos mesmos horários, além de evitar telas e comidas pesadas próximo do horário de deitar.
Ainda temos muitos outros tópicos que podemos abordar a respeito desse assunto, mas irei deixá-lo para um outro artigo.

Já compartilha esse artigo com uma pessoa que gosta de estudar e ama produtividade.
Mande um direct para mim no instagram com a mensagem CICARDIANO que irei te enviar um presente online. Clique aqui para acessar meu perfil no intagram: @suyane.azevedo




Comentários